...Clique na publicidade e contribua para as missões destes bravos Sapadores...

Monday, September 24, 2007

Fogo à chuva

É impressionante e algo que a ciência não consegue explicar.
Estou numa terra cinzenta, fria e muito mas muito mesmo chuvosa mas nem por isso os incendios desaparecem.
Chove neste momento torrencialmente e este vosso camarada não "tem mãos a medir".
Sapador humilde, como nós todos nos caracterizamos (olhem só para o caso do Fidel, com tanto fogo que teve sobre ele durante as ferias ..se apagou algum...não disse anda a ninguém), podia apagar muitos mais.
Mas como sei e todos vocês de certeza que concordam comigo, só à sapadores se hover fogos, e só á fogos se houver sapadores (nos tempos que correm existe o risco de começar a haver "fogo contra fogo", mas acho que os sapadores não se iam queixar disso :) ).

Agora que me digam que só faz sentido haver sapadores em paises quentes isso é que não!!!
A unica diferença é que nos quentes...custam mais a apagar.
Com saudades da minha corporação.

Aquele abraço de Manchester para Lisboa.

Sapador Nuno

Tuesday, September 18, 2007

Sapadores bascos diario de bordo dia 2












O quê não sou Sapador suficiente para me atirar???



Volta adriano!!! Não te esqueças que tens uma familia para sustentares!!!!

Vamos apoiar a ligas!!

Há quem fale mal das diferentes ligas que ja não são o que eram e que nem sempre dão jeito existirem.. enfim, as ligas são um bem nessessário ao bom controlo de um fogo e um precioso aliado na definição de estratégias para apagar fogos com método. As ligas premitem seguir uma estratégia de preleminares que ajudam o fogo a ficar contido antes da estucada final e consequente extinção do mesmo. Assim fica aqui um qrande abraço a todas as ligas que nos apoiam por esse país fora!! Salvê

Monday, September 17, 2007

A debandada...

... Soaram as sirenes bem ao final do dia...
...aparentemente mais um fogo... poderia ser ...mas quando cheguei ao local, já lavrava em grande escala! Olhei à volta... estava sozinho! Ponte de Lima... era aqui que o regimento de sapadores deveria ter estado na sua máxima força.... fazendo uso das mais modernas técnicas de extinção de fogos (aquelas já adoptadas noutros países). Mas, como um sapador dedicado e interessado em dignificar o quartel, recorri igualmente ao outsourcing local para trabalhar naquilo que lavrou durante duas noites sem descanso...
Os vários focos mereceram a maior atenção e empenho... a combustão era média mas a diversidade e concentração tornava o trabalho mais difícil.
Tive sucesso? Não sei, apenas informo desde já que Viana do Castelo está em alerta vermelho nas próximas semanas...

Para reflexão....

Os fogos possuem características diferentes consoante a sua origem e material que sofre a combustão...É importante o seu conhecimento, uma vez que cada tipo de fogo é extinto com um diferente tipo de extintor.

PS.: Os Sapadores andaram em missão neste último sábado...desde Ponte de Lima a Sesimbra, passando por Alenquer, Praia Grande e Estoril...

Diário de Bordo - Dia 1





Wednesday, September 12, 2007

De volta...

Após aquela noite (7 de Setembro) de luta e de combate lá para os lados de Santa Apolónia, sem que ninguém pudesse prever...recebemos vários pedidos de auxílio de diferentes zonas do país:
  • Alentejo - Sines e Vila Nova de Mil Fontes;
  • Algarve - Aljezur, Carrapateira, Vila do Bispo e Sagres;

Mais uma vez, os Sapadores entravam numa complexa e difícil missão e uma questão logo se colocava: como enfrentar tantas frentes com tão poucos (mas bons) recursos....

Desta forma, entra em acção o Sapador Tiago - sempre disponível para novos ensinamentos.

Foram três dias e três noites de elevada exigência física para estes Sapadores. Três noites em que demonstramos que o que somos não é por acaso e que estamos sempre onde somos necessários...

Três dias e três noites onde evoluímos como Sapadores e onde aprendemos que há vários tipos de fogos,nomeadamente:

  • Os que pelo tamanho das labaredas e pelo desafio que proporcionam, qualquer Sapador gosta de enfrentar, de tal modo que em situação nenhuma o tentará extinguir...

  • Aqueles que nenhum Sapador gosta de enfrentar mas que têm e devem ser extintos quanto antes...

  • E os outros...uns mais difíceis de apagar, outros nem por isso mas que um Sapador, dada a sua dedicação e força de vencer, acaba sempre por extinguir...

Estamos de volta...mais fortes que nunca...

Monday, September 10, 2007

Dois sapadores em Missão


Dois dos nossos sapadores partiram em Missão.

Parece que a nossa costa Alentejana e Vicentina está a precisar de bombeiros qualificados e destemidos para ajudar no combate a grandes fogos.

Pelos relatórios que temos recebido, parece que, tal como seria de esperar, a nossa equipa tem conseguido resolver as difíceis situações com que se tem deparado.

Vejam lá vocês que os coitados ontem até efeitos sobre-naturais tiveram de enfrentar - Água a arder!!! Onde é que isto já se viu. Acontece tudo aos sapadores. Mas parece que, ao fim de umas quantas investidas, os sapadores lá conseguiram apagar mais um fogo. Ficaram algumas pequenas mazelas (uma ou outra dorzitas de cabeça e alguns arranhões) mas nada que os impeça de continuar.

Mas duros tempos se avizinham. O alerta vermelho deixa antever uns próximos dias difíceis pelo que decidimos enviar o nosso sapador especialista em situações de alerta vermelho para os ajudar.

Acabo o meu relato com uma palavra de força para os nossos Sapadores Adriano e Nuno e para o "especialista" Tiago.


Estamos com vocês!

Thursday, September 6, 2007

Helicoptros de Socrates!!

Para aqueles que tomaram atenção á utilidade que josé dá aos ultimos aparelhos de combate aos fogos ( falta emitir liçênsa por parte do estado português...sem pressas). O anti sapador tem um plano que ameaça a continuidade a medio prazo dos própios sapadores!! Vejamos os factos: nos ultimos anos um forte aumento de vigilância com as suas brigadas de PSP; GNR a exigirem cortes no fornecimento de álcool tão necessário á cura das mazelas próprias da nossa labuta!! Até detectores de cachimbos da paz estes senhores têm!! Se acham pouco então vejam só isto: parece que tudo que tem "gira e boua" nao agrada muito ao nosso prime, e dai se explicar que em plena época de fogos tenha adiado as licenças dos Helicopetros já comprados no início do ano!!! Uma cabala!! Fica aqui tambem a explicação do porquê de não usarmos farda, parece que é algo que atrai muito o nosso prime, principalente as azuis bébé, e com algemas e cacete!! Enfim bem sei que o boato já vem de tráz.. ou por traz... já nao sei bem, agora só porque não temos farda e escolhemos a nobre profissão do Sapador Basco, cortam-nos assim as bazas, mais Alcool p.f.f e soltem os Helicópetros!!! Salvé

O primeiro desabafo

Digo-vos isto porque já passamos por muito.

Enfrentamos durante 2 semanas chuvas sem interrupções, fogos que não nos diziam respeito e que apagamos (alguns deles até podiam ser extintos por um civil mas mesmo assim não hesitamos em fazer-nos às chamas), fome, e doença (ai fomos uns mártires, todos com o nariz a pingar ou garganta a doer....e nunca desistimos).

Mas escrevo por um motivo bem mais triste que é a falta de lealdade.

Sapador que é sapador tem de estar sempre alerta do perigo de incêndio. Ainda por mais, estamos a atravessar á epoca veraneana que é propicia ao surgimento de fogo...sempre imenente.

E foi o que aconteceu ontem.

Dois sapadores (Adriano e Nuno), depararam-se com uma frente de chamas algo dificil de transpor. Embora coragem não lhes tenha faltado, humanamente era impossivel. Já com os seus corações na mãos a combater um medo cada vez mais crescente...decidiram pedir ajuda aos seus irmãos dessa irmandade valiosa e duradoura: os sapadores bascos!!

Supreendidos ficaram com as respostas negativas aos seus apelos de ajuda. Os fogos eram muitos e por mais que tentassem, as frentes que vinham de todas as direcções que era mais do que razao para ter a presença dos outros sapadores (isto segundo de acordo com os nossos estatutos, art.º3 alinea b )

Mais do que as queimaduras sofridas foram as sequelas psicologicas ganhas por tal falta de compremisso com a nossa instituição.

Como prova disso deixo-vos com a reposta deste nosso conhecido sapador que nos leva a pensar senão deveriamos rever as nossas prioridades.

Aqui supostamente deveria estar uma foto do Sapador Pedro, que segundo ele por não estar com o seu sorriso 31 me mandou tirar.!!!!!!!!! e como não tirei...tirou ele :(
se alguém quiser ver a foto para dar mais sentido ao texto que me enviei o mail que eu respondo.


Tenho dito!!

PS- Ouvi dizer que com tanto fogo para apagar em Lisboa, existem sapadores a apagar fogos lá para os lados de Coimbra :) :)

Tuesday, September 4, 2007

"Pôr Moedas"

Antes de começarmos a narração da nossa viagem por terras Bascas acho que deveriam ser explicados todos os conceitos que poderão surgir. Deste modo, um dos conceitos a explicar consiste no "Pôr Moedas"....

"Pôr Moedas" - expressão utilizada pelos Sapadores Bascos para expressar o investimento que efectuavam (daí o pôr moedas) durante o cumprimento das suas missões.


Resumindo, esta expressão demonstra todo o esforço e dedicação que estes Sapadores aplicavam no combate a fogos. Fogos estes, que muitas vezes não mereciam o esforço e dedicação aplicados, mas que nós, Sapadores Bascos, não nos importamos de resolver pois como alguém já referiu antes:


"Um verdadeiro Sapador não escolhe o fogo apenas cumpre a sua missão"

Sunday, September 2, 2007

Terá a mulher alma???

Conceitos como Mulher Objecto; Mulher-a-dias; Mulher do Outro ou mesmo Super Mulher, têm levantado algumas dúvidas! E se a mulher vem da costela do Homem será que as costelas têm alma?? Quanto aos Sapadores apenas podemos garantir que fazemos tudo com muita alma!! Fica a questão que pareceu pertinente ao fidel!! Salvé e fica aberta a discussão.

P.S. Normalmente é o Fidel que escreve enquanto eu lhe dito deitado na cama por isso peço desculpa por algumas incorrecçoes ortográficas, é que o Fidel escreve muito melhor que eu.

O Fogo Português será o melhor ?!

Todos nós temos sentido nestes últimos anos uma forte campanha para mostrar á Europa e ao Mundo que por cá há muitos fogos e muito pinhal para arder!! No entanto o nosso grupo de sapadores não tem estado do lado deste generos de campanhas até porque depois de arder tudo o que é arvore deixa de ter piada ou acontecem casos como o chiado (sem arvores para arder á que fazer campanha na cidade). Por muito impacto que possa ter é nossa convicção que o melhor fogo é o que "arde sem se ver", e como não acreditamos em acasos deve ter sido um nosso antepassado a apelidar a nossa tão cara poetiza Florbela, de Espanca!!! Enfim fica aqui um aviso que não é com fogos nos telejornais que faremos do fogo português o melhor, mas se encetarmos uma politica de fogos que ardem sem se ver um pouco por todo o país, não só dignificamos a nobre arte do Sapador Basco, como também estaremos a ajudar a poesia nacional!! Pois todos sabemos que depois de um sapador a vida ganha todo um novo elan!! Salvé e contribuam para a causa dos Sapadores Bascos os unicos capases de apagar os melhores fogos!!